sábado, 23 de junho de 2012

Ebo para Oxala – Oferenda para trazer paz



  ieman_nana_boruku    Hoje eu trago para os meus queridos leitores do Juntos no Candomblé, como se prepar uma comida para o Orixá Oxala sendo qualquer um deles (Oxaguian, Orinxala, Obatalá, Oxalufan) pois no final são os mesmos orixás com uma pequena diferença em suas caraterísticas. Antes de Qualquer coisa, lembre-se de que você deve ter o devido respeito quando se cuida ou quando se oferece algo aos orixás (principalmente no caso Oxalá), por ser um Imolé pai de todos os orixás eu recomendo que você se resguarde no período dessa obrigação (oferenda).
     Não existe uma data pré-determinada em relação a quanto tempo deverá permanecer de resguardo (de Corpo Limpo), mas quando se trata de cuidar de Orixá a máxima Yoruba é que você deve permanecer de resguardo antes e durante a obrigação. Normalmente ás pessoas ligadas ao culto, tanto os candomblecista quanto os umbandista, sabem como se preparar um simples Ebô (Canjica para Orixá Oxalá), apenas vou adicionar alguns elementos pelos quais irão fazer um diferença significativa dentro da Comida do Santo.
Funções da Comida (Adimu) para Oxalá:
- Trazer paz para si, para alguém que queira bem.
- para a cabeça “Ori (protege, guarda, ilumina, da força, acalma e até cura)
- para casa, traz enquilíbrio, paz, tranquilidade, harmonia e bons fluídos.
- Não existe propriamente uma finalidade ao se oferecer comida para o orixá, contudo deve-se pedir só o bem (nunca o mal), e como oxalá é um santo ligado a muita pureza, também não se deve pedir homem, mulher, amante etc.
- Permança com roupas brancas ou bem claras durante toda obrigação, pois Oxalá tem ewó (repúdio) ao Preto.


Os Ingredientes da comida de santo:

- 500g. de canjica branca
- 01 cacho de uva itália (uva branca)
- Azeite de oliva.

Como se preparar essa comida para o Orixá:
Não se esqueça de retirar (escolher) os grãos com carinho, isto é ficar bem limpinho e lavado.
Cozinhe a canjica (cuidado para não deixar grudar no fundo), coloque numa tigela branca, tempere com
oliva mel e um pouco de açúcar, enfeite com o cacho de uva.
Ofereça em um lugar à cima da sua cabeça, que seja limpo. E não se esqueça de acender uma vela branca de 7 dias ao lado da comida do santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário