A importância de Orumilá é tão grande que
chegamos a concluir que se um homem fizer algum tipo de pedido ao todo
poderoso Olorum (Deus, o Senhor dos Céus), esse pedido só poderá chegar
até Ele através de Orumilá e/ou Exú, que são somente eles dois dentre
todos os Orixá os que têm a permissão, o poder e o livre acesso
concedido pôr Olorum de estar junto a Ele, quando assim for necessário.
Ainda vale ressaltar que somente Orumilá e Exú
possuem para si um culto individual, onde são feitos adorações
totalmente específicas para os mesmos, também são eles os únicos que
podem possuir para somente o seu culto um sacerdote específico. Isso só é
possível pôr causa dos poderes delegados pelo todo poderoso a eles,
pois os demais Orixá são totalmente dependentes de Ifá e Exú, enquanto
que eles não dependem de nenhum dos Orixás para desenvolverem sua
própria evolução, ou seja, o culto à Ifá e Exú não dependem do culto aos
Orixá, entretanto o culto aos Orixá dependem totalmente de Ifá e Exú.
Orumilá é o senhor dos destinos, é quem rege os o
plano onírico (sonhos), é aquele que tudo sabe e tudo vê em todos os
mundos que estão sob a tutela de Olorum, ele sabe tudo sobre o passado, o
presente e o futuro de todos habitantes da Terra e do Céu, é o regente
responsável e detentor dos oráculos, foi quem acompanhou Odudua na
criação e fundação de Ilé Ìfé, é normalmente chamado em suas preces de:
Elérí Ìpín - "o testemunho de Deus'' Ibìkéjì Olódúmarè - "o vice de
Deus" Gbàiyégbòrún - "aquele que está no céu e na terra"
Òpitan Ìfé - "o historiador de Ìfé"Acredita-se que Olorum passou e
confiou de maneira especial toda a sabedoria e conhecimento possível,
imaginável e existente entre todos os mundos habitados e não habitados à
Orumilá, fazendo com que desta forma o tornasse seu representante em
qualquer lugar que estivesse.
No Terra Olorum fez com que Orumilá participasse da
criação da terra e do homem, fez com que ele auxiliasse o homem a
resolver seus problemas do dia a dia, também fez com que ajudasse o
homem a encontrar o caminho e o destino ideal de seu orì. No Céu lhe
ensinou todos os conhecimentos básicos e complementares referente todos
os Orixá, pois criou um elo de dependência de todos perante Orumilá,
todos devem consultá-lo para resolver diversos problemas, com pôr
exemplo, a vinda de Oxalá à terra para efetuar a criação de tudo aquilo
que teria vida na mesma, porém o grande Orixá não seguiu as orientações
prescritas pôr Ifá, e não conseguiu cumprir com sua obrigação caindo nas
travessuras aplicadas pôr Exú, ficando esta missão pôr conta de Odudua.
Também Orumilá
fala e representa de maneira completa e geral todos os Orixás,
auxiliando pôr exemplo, um consulente no que ele deve fazer para agradar
ou satisfazer um determinado Orixá, obtendo desta forma um resultado
satisfatório para o Orixá e para o consulente.
Orumilá sabe e
conhece o destino de todos os homens e de tudo o que têm vida em nosso
mundo, pois ele está presente no ato da criação do homem e sua vinda a
terra, e é neste exato instante que Ifá determina os destinos e os
caminhos a serem cumpridos pôr aquele determinado espírito. É pôr isso
que Orumilá tem as respostas para toda e qualquer pergunta lhe é feita, e
que ele têm a solução para todo e qualquer problema que lhe é
apresentado, e é pôr esta razão que ele têm o remédio para todas as
doenças que lhe forem apresentadas, pôr mais impossível que pareça ser a
sua cura.
Todos nós
deveríamos consultar Ifá antes de tomarmos qualquer atitude e decisão em
nossas vidas, com certeza iríamos errar menos, os Iorubás consultam Ifá
antes de tomarem qualquer decisão, com pôr exemplo, antes de um
casamento, antes de um noivado, antes do nascimento e até mesmo na hora
de dar o nome a criança, antes da conclusão de um negócio, antes de uma
viagem, etc.Além disto tudo, Orumilá é também quem tem a vida e a morte
em suas mãos, pois ele é a energia que esta mais atuante e mais próxima
de Olorum, podendo ele ser a única entidade que tem poderes para
suplicar, pedir ou implorar a mudança do destino de uma pessoa.
Não é Orixá,
encontra-se num plano mítico e simbólico superior ao dos outros orixás.
Se Olorum é o ser supremo dos Iorubás, o nome que dão ao Absoluto,
Orumilá é a sua emanação mais transcendente, mais distanciada dos
acontecimentos do mundo sub-lunar.Na tradição de Ifé é o primeiro
companheiro e "Chefe Conselheiro" de Odudua quando da sua chegada à Ifé.
Outras fontes dizem que ele estava instalado em um lugar chamado Òkè
Igèti antes de vir fixar-se em Òkè Itase, uma colina em Ifé onde mora
Àràbà, a mais alta autoridade em matéria de adivinhação, pelo sistema
chamado Ifá.
É também chamado
Àgbónmìrégún ou Èlà. É o testemunho do destino das pessoas.Os babalaôs
(pais do segredo), são os porta vozes de Orumilá. A iniciação de um
babalaô não comporta a perda momentânea de consciência que acompanha a
dos orixás. É uma iniciação totalmente intelectual. Ele deve passar um
longo período de aprendizagem, de conhecimentos precisos, em que a
memória, principalmente, entra em jogo.
Precisa aprender
uma quantidades de Itans (histórias) e de lendas antigas, classificadas
nos duzentos e cinqüenta e seis odú (signos de Ifá), cujo conjunto forma
uma espécie de enciclopédia oral dos conhecimentos do povo de língua
Iorubá.Cada indivíduo nasce ligado a um Odu, que dá a conhecer sua
identidade profunda, servindo-lhe de guia por toda vida, revelando-lhe o
Orixá particular, ao qual deverá ser eventualmente dedicado. Ifá é
sempre consultado em caso de dúvida, antes de decisões importantes, nos
momentos difíceis da vida.
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