O orixá Oxum (leia a lenda) representa a fecundação. Oxum é senhora dos pássaros. Oxum foi uma das esposas preferidas de Orumilá (lenda), também se casou com Oxossi (lenda) e Mãe de Lugun Ede (lenda).
A saudação de Oxum: ORA YEYÊ O !
ADORNOS/FERRAMENTAS: ABEBÉ, UM LEQUE EM LATÃO DOURADO, IDÉ (PULSEIRAS)
DOMÍNIOS de Oxum: ÁGUAS DOCES, FONTES E CACHOEIRAS.
As cores de Oxum : AMARELO,AMARELO OURO.
AXÉ: (FORCA EMANADA): FECUNDIDADE, deusa da RIQUEZA, do AMOR.
Oferenda de Oxum: Omolocum
Conheça algumas Qualidade De Oxum ou Osun:
ADORNOS/FERRAMENTAS: ABEBÉ, UM LEQUE EM LATÃO DOURADO, IDÉ (PULSEIRAS)
DOMÍNIOS de Oxum: ÁGUAS DOCES, FONTES E CACHOEIRAS.
As cores de Oxum : AMARELO,AMARELO OURO.
AXÉ: (FORCA EMANADA): FECUNDIDADE, deusa da RIQUEZA, do AMOR.
Oferenda de Oxum: Omolocum
Conheça algumas Qualidade De Oxum ou Osun:
OXUM Abalu (a mais velha de todas)
ABALÔ (carrega ogum é uma iansã)
Jumu ou Ijimu ( a mãe de todas, estreita ligação com as Ìyámi) (clique abaixo em Leia mais)
Aboto ou Oxogbo (feminina e coquete, ajuda as mulheres terem filhos)
Apara ( a mais jovem e guerreira)
Ajagura (guerreira)
Yeye Oga (velha e enquizilada)
Yeye Petu
Yeye Kare (guerreira)
Yeye Oke (guerreira)
Yeye Onira (guerreira)
Yeye Oloko (vive nas florestas)
Yeye ponda (esposa de Oxóssi Ibualama, guerreira e porta um leque)
Yeye Merin ou Iberin (feminina e coquete)
Yeye Àyálá ou Ìyánlá (a avó, que foi mulher de Ogum )
Yeye Lokun ou Pòpòlókun (que não desce sobre a cabeça de suas filhas)
Yeye Odo (dos perdões).
ABALÔ (carrega ogum é uma iansã)
Jumu ou Ijimu ( a mãe de todas, estreita ligação com as Ìyámi) (clique abaixo em Leia mais)
Aboto ou Oxogbo (feminina e coquete, ajuda as mulheres terem filhos)
Apara ( a mais jovem e guerreira)
Ajagura (guerreira)
Yeye Oga (velha e enquizilada)
Yeye Petu
Yeye Kare (guerreira)
Yeye Oke (guerreira)
Yeye Onira (guerreira)
Yeye Oloko (vive nas florestas)
Yeye ponda (esposa de Oxóssi Ibualama, guerreira e porta um leque)
Yeye Merin ou Iberin (feminina e coquete)
Yeye Àyálá ou Ìyánlá (a avó, que foi mulher de Ogum )
Yeye Lokun ou Pòpòlókun (que não desce sobre a cabeça de suas filhas)
Yeye Odo (dos perdões).
Ervas de Oxum ou Osun – Folhas de Oxum- Ewe Oxum Orixa
Ervas do Orixa Oxum - Osun - Ewe Orixa.
Este ditado yoruba diz que:
Ko si ewe Ko si orixa,
Tradução: sem folha não há Orixá
Ervas Orixa Oxum ou Ewe, folhas, plantas utilizadas dentro do culto Yoruba como o Candomblé, os Olossain, culto a Ifá, etc...
Folhas de Oxum ou Osun – Ervas de Oxum- Oxum Orixa
Erva-de-Santa Luzia – Ojuoró
Nenúfar – Ewe Oxibatá
Papo de Peru – Ewe Jokejé, Jokonijé
Mal me quer – Ewe banjoko
Janbu – Ewe eurepepe
Manjericão – Ewe efinrin
Cantiga da Folha Ewe Oxibatá:
Tawa ni ole xeke in awo,
Tawa ni ole xeke in a,
Oxibata un le nike omi,
Ojuoro ojuoro ke odo,
Oxibata la n oro lewa,
Le lu ale nu kre lewa, post
Este ditado yoruba diz que:
Ko si ewe Ko si orixa,
Tradução: sem folha não há Orixá
Ervas Orixa Oxum ou Ewe, folhas, plantas utilizadas dentro do culto Yoruba como o Candomblé, os Olossain, culto a Ifá, etc...
Folhas de Oxum ou Osun – Ervas de Oxum- Oxum Orixa
Erva-de-Santa Luzia – Ojuoró
Nenúfar – Ewe Oxibatá
Papo de Peru – Ewe Jokejé, Jokonijé
Mal me quer – Ewe banjoko
Janbu – Ewe eurepepe
Manjericão – Ewe efinrin
Cantiga da Folha Ewe Oxibatá:
Tawa ni ole xeke in awo,
Tawa ni ole xeke in a,
Oxibata un le nike omi,
Ojuoro ojuoro ke odo,
Oxibata la n oro lewa,
Le lu ale nu kre lewa, post
Oriki de OXUM/OSUN (saudação, Louvação, Reza, Invocação)
Oriki de Oxum
Oxum é uma mulher com força masculina.
Sua voz é afinada como o canto do ega.
Graciosa mãe, senhora das águas frescas.
Explicação: Oriki, Oriqui, Adura, Gbadura, Reza, Louvação, Louvar, Invocação, Saudação, Despertar, Acordar, etc..., normalmente utilizada no candomblé e no Culto Aos Orixás de nação (Keto, Alaketo, Engenho velho, Opojonjá, Nagô, Axé Oxumarê, Culto a Ifá, Santeria Cubana, (Los Orishas) etc... (santo, divindade, deuses, protetor, guardião, anjo da guarda, Pai de cabeça). Praticado na hora em quer for pedir, oferecer, fazer, cultuar, agradar etc.. . Vários são os termos utilizados dependendo e variando de cada tipo de culto religioso, mas que não muda muito o sentido e sim muda o dialeto utilizado (a língua).
Para maiores Informações de Como utilizar ao certo o oriki, procure seu pai de santo (Babalorixá, Yalorixá, Mameto, Tateto, Babalawo, etc..), ou estude um pouco sobre a pronuncia do dialeto yoruba que não é difícil, particularmente aprendi lendo e ouvindo sozinho, dai você pode tirar um exemplo que força de vontade é um dos principais pontos para que na hora de louvar, reverenciar o Candomblé, orixás, santos, Deuses, vodun, etc..., você pode sim fazer, e dar o melhor de si, mesmo não tendo o yoruba como uma língua nata de nosso país.
Vamos Juntos no Candomblé!!!
Yèyé òpàrà !
Obìnrin bí okùnrin ní Òsun
A jí sèrí bí ègà.
Yèyé olomi tútú.
Opàrà òjò bíri kalee.
Agbà obìnrin tí gbogbo ayé n'pe sìn
Ó bá Sònpònná jé pétékí.
O bá alágbára ranyanga dìde
clique abaixo em Leia mais para ver a tradução:
Yèyé Opàrà !
Oxum é uma mulher com força masculina.
Sua voz é afinada como o canto do ega.
Graciosa mãe, senhora das águas frescas.
Opàrà, que ao dançar rodopia como o vento, sem que possamos vê-la.
Senhora plena de sabedoria, que todos veneramos juntos.
Que como pétékí com Xapanã.
Que enfrenta pessoas poderosas e com sabedoria as acalma.
Oxum é uma mulher com força masculina.
Sua voz é afinada como o canto do ega.
Graciosa mãe, senhora das águas frescas.
Explicação: Oriki, Oriqui, Adura, Gbadura, Reza, Louvação, Louvar, Invocação, Saudação, Despertar, Acordar, etc..., normalmente utilizada no candomblé e no Culto Aos Orixás de nação (Keto, Alaketo, Engenho velho, Opojonjá, Nagô, Axé Oxumarê, Culto a Ifá, Santeria Cubana, (Los Orishas) etc... (santo, divindade, deuses, protetor, guardião, anjo da guarda, Pai de cabeça). Praticado na hora em quer for pedir, oferecer, fazer, cultuar, agradar etc.. . Vários são os termos utilizados dependendo e variando de cada tipo de culto religioso, mas que não muda muito o sentido e sim muda o dialeto utilizado (a língua).
Para maiores Informações de Como utilizar ao certo o oriki, procure seu pai de santo (Babalorixá, Yalorixá, Mameto, Tateto, Babalawo, etc..), ou estude um pouco sobre a pronuncia do dialeto yoruba que não é difícil, particularmente aprendi lendo e ouvindo sozinho, dai você pode tirar um exemplo que força de vontade é um dos principais pontos para que na hora de louvar, reverenciar o Candomblé, orixás, santos, Deuses, vodun, etc..., você pode sim fazer, e dar o melhor de si, mesmo não tendo o yoruba como uma língua nata de nosso país.
Vamos Juntos no Candomblé!!!
Yèyé òpàrà !
Obìnrin bí okùnrin ní Òsun
A jí sèrí bí ègà.
Yèyé olomi tútú.
Opàrà òjò bíri kalee.
Agbà obìnrin tí gbogbo ayé n'pe sìn
Ó bá Sònpònná jé pétékí.
O bá alágbára ranyanga dìde
clique abaixo em Leia mais para ver a tradução:
Yèyé Opàrà !
Oxum é uma mulher com força masculina.
Sua voz é afinada como o canto do ega.
Graciosa mãe, senhora das águas frescas.
Opàrà, que ao dançar rodopia como o vento, sem que possamos vê-la.
Senhora plena de sabedoria, que todos veneramos juntos.
Que como pétékí com Xapanã.
Que enfrenta pessoas poderosas e com sabedoria as acalma.
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